Conceitos e características
As estacas de extração, com molde de orifício e cimentadas no local, constituem um dos sistemas de fundação clássicos para problemas decorrentes da capacidade de sustentação do terreno ou da necessidade de transportar cargas pesadas transmitidas pela estrutura a que se destinam as fundações.
Os diâmetros das estacas que podem ser atingidos não têm limite de tamanho, mas regra geral variam progressivamente entre 400 e 2500 mm. As profundidades que podem ser alcançadas ultrapassam os 60 m.
Procedimento
Existem fundamentalmente três fases no procedimento para uma estaca perfurada e cimentada no local:
a) O orifício
b) A instalação do reforço
c) A betonagem
As características do terreno (estratigrafia, nível da água, etc.) condicionam o tipo e o sistema de perfuração: rotação a seco, rotação com camisa metálica recuperável, rotação com lama ou misturas poliméricas e, por fim, com chissel&grab de camisa metálica recuperável.
Aplicações
A escavação de estacas é popularmente utilizada na construção como uma fundação, especialmente para trabalhos em pontes, bem como em edifícios altos. Normalmente, a estaca moldada é utilizada para estes edifícios altos ou complexos industriais de grande envergadura, que exigem que as fundações sustentem a carga de milhares de toneladas, muito provavelmente em condições do terreno instáveis ou difíceis.
As estacas também podem ser utilizadas para proteger a escavação na contenção doe solos. Consoante as características do terreno para contenção, as estacas são dispostas em tangentes ou inclusive secantes.
Obras